Bolas de Natal Artesanais – Testadas e Aprovadas

FOTO1

 

Passeando pela internet, vi muitas ideias de enfeites de natal do tipo “faça você mesmo”. Selecionei algumas bolas para testar e em alguns casos, fiz alterações que melhoraram na hora de confeccioná-las, lembrando que nenhum dos PAP’s abaixo são de minha autoria, tá?!.

Começando pelas bolas estilo “Patch”:

bp1

Testei fazer essa bola com retângulos de tecido, como os pap’s da internet, mas achei que fazendo o molde fica muito mais fácil (principalmente se você for fazer várias).
Com uma fita métrica, meça a circunferência e risque num papel;

bp2

Marque o meio da medida e risque ¼ da medida da circunferência (exemplo: 22/4), dobre ao meio e corte, arredondando as bordas e deixando uma margem de 0,5cm;

bp3

Marque o centro da esfera, fazendo um X nas 2 extremidades e faça um corte raso, dividindo a bola em 4 partes. Depois, posicione o tecido já cortado com as partes mais finas, nos encontros do X e vá encaixando o tecido nos cortes de marcação com as “costas” da lâmina do estilete;

bp4

Essas bolinhas ficam mais bonitas com tecidos intercalados. Depois das 4 partes encaixadas, com a cola universal, dê acabamento com fita de cetim na junção e finalize com um laço (colei todos com a cola universal).

bp5

Bola estilo “emaranhada”:

be_01

Essa bolinha eu fiz com balão chamado zerinho. O macete começa na hora de encher: estica, sopra, modela, sopra, modela e sopra até o tamanho desejado. Se você soprar de uma vez só, ela fica muito oval. Modelando, consegue deixar ela redondinha. Proteja a bancada que vai ser usada de apoio, porque faz um pouquinho de bagunça (usei papel filme) e luvas.

Dilua o endurece crochê com água (nem grosso, nem ralo) – também dá certo com ½ cola branca e ½ água – enrole a linha (usei a Anne) num pregador e mergulhe na mistura. Optei por usar o endurece crochê por estar segura que a linha não iria manchar

be_02

Enrole ao redor da bola, de forma aleatória. Observe se a linha está molhada o suficiente. A medida que enrolar, vá passando a mistura ao redor da linha que ainda está no pregador para garantir uma boa fixação. Depois que terminar a linha, seque o excesso com papel toalha para evitar que fique com marca de cola quando a retirar o balão (fure com uma agulha e puxe cuidadosamente depois que a linha secar). Enfeite com laços e botões e está pronto.

be_03

Bolinha de Barroco – Amigurumi e Enrolada:

Bolas Barroco

Não sou crocheteira, mas gosto da ideia. Peguei receita de esfera de amigurui na internet e só fiz correntes parar finalizar a alça. Usei o Barroco Multicolor e Barroco Multicolor Brilho. Ficam muito bonitas, grandes e dão um “tchan” na árvore. Pra quem sabe crochetar, usar cores diferentes criando listras enriquece o trabalho. A outra opção, é enrolar o barroco em volta de uma bola de isopor com cola branca (tem pap aqui no blog uma garrafinha que a Bruna Damazo ensinou e é da mesma forma) e finalizar com laços e botões.

Bora fazer uma árvore toda artesanal?

Marina Dias
Costurices, Cartonagem e Papelaria
Fb.com/marinadiasss
@marinadiasss_
marinadiasss@gmail.com