Carteira de crochet com fecho de metal

Carteira de crochet com fecho de metal

crochetpurse1crochetpurse5

 

Se você lê sempre os meus posts, já deve saber que Duna é um dos meus fios favoritos. Adoro a consistência, as cores, a espessura… Sempre que a minha mãe vem me visitar, já sabe que precisa ter lugar na mala para trazer Duna (e outros fios). Esta semana, decidi que já estava mais do que na hora de trabalhar com o meu queridinho de novo, porque meus dedos estavam sentindo falta. O fio escolhido foi esse lindo azul bic (cor 2859).

 

Eu comprei pela internet alguns fechos de metal para costurar umas carteiras, mas quando chegaram medei conta de que eram os do tipo furadinho, perfeitos para crochet. Então mudei de ideia e aproveitei para saciar a minha vontade de usar Duna. Meu fecho, do tipo que no Brasil se chama de fecho da vovó, mede 15cm de comprimento, então criei uma receita que servisse para ele. Para crochetar, eu usei agulha com cabo de bambu especial para Duna.

crochetpurse3

Como eu fiz:

Comecei com uma corrente com 30 pontos. Subi três correntes e trabalhei 30 pontos altos. Sem virar, trabalhei mais cinco pontos altos no mesmo espaço, para criar a primeira parte do meu fundo oval. Em seguida, ainda sem virar, trabalhei outros 30 pontos altos no outro lado da corrente. Quando cheguei na ponta, trabalhei mais cinco pontos altos, para completar o fundo oval. Subi com três correntes, trabalhei um ponto alto em cada ponto alto da carreira anterior. Quando cheguei nos pontos trabalhados juntos, fiz dois pontos altos em cada um dos seis pontos da volta anterior (aqueles que foram trabalhados no mesmo espaço). Mais trinta pontos altos e, de novo, dois pontos altos em cada ponto alto trabalhado no mesmo espaço na carreira anterior. Em seguida, trabalhei sete carreiras em ponto baixo, trabalhando um ponto em cada um da carreira anterior. Então fui diminuindo nas laterais (exatamente aonde eu havia trabalhado os pontos no mesmo espaço), até chegar no comprimento do meu fecho de metal – 15cm.

Nesse ponto é preciso trabalhar a frente e a parte de trás separadamente, para que a carteira abra com mais facilidade. Trabalhe 28 pontos altos na parte da frente da carteira, quatro carreira e arremate. Agora trabalhe outros 28 pontos baxos na parte de trás, outras quatro carreiras. Arremate e a sua bolsa está pronta. É só costurar no fecho.

Para costurar, eu usei fio Rubi, no mesmo tom de azul. Porque Duna é bem grosso e seria preciso uma agulha de tapeçaria para costurar com ele. Só que os furinhos do fecho são pequenos e é preciso que se use uma agulha de costura comum. Então a Rubi é perfeita. Para dar um toque extra, costurei alguns botões na frente da minha carteira, combinando tons de azul, vermelho e pitadas de branco.

crochetpurse4

Espero que você goste tanto da minha carteira quanto eu gostei. Porque fez tanto sucesso por aqui que já estou começando outra.

 

Boa semana e até a próxima,

 

Daniele Sinhorelli