Como fazer etiquetas artesanais em casa

Olá pessoas criativas, tudo bem?

Hoje, gostaria de compartilhar com todas vocês, “tim tim por tim tim”, como eu faço as minhas etiquetas artesanais em tecido 100% algodão com papel transfer.

Sem título

Confesso que, no início, queimei muitos tecidos (rsrsrs). Mas, atualmente, depois de muitos testes, tenho feito com tranquilidade minhas próprias etiquetas. E recomendo: vale a pena tentar!

1-Pictures5

Explicarei, por meio de um tutorial bem simples e por fotos ilustrativas, como vocês podem fazer aí, no conforto de suas casas, suas próprias etiquetas e costurá-las em seus produtos.

A etiqueta da sua marca, costurada em sua peça, é algo que, certamente, agregará muito mais valor ao seu produto. Invista nesta ideia!

Vamos começar?

Materiais:

– tecido 100% algodão branco liso;
– 1 a 2 folhas de papel transfer para tecidos claros (Encontra-se em papelarias grandes e em lojas de materiais para escritórios);
– impressora (pode ser jato de tinta);
– tesoura;
– ferro de passar;

transfer

É importante utilizar o programa do computador que você tenha mais afinidade para criar o seu modelo. Pode ser no Word (editor de textos) ou no PowerPoint. Eu estou acostumada a trabalhar no Corel Draw.

01-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER

Normalmente, faço 3 modelinhos, pois dependendo das características e do tamanho da peça, aplico e costuro a que melhor se adequar.

Modelo 1: Etiqueta Bandeirinha Horizontal – Este modelinho tem 7,0cm de comprimento por 1,5 cm de altura. Os desenhos são colocados no centro, de forma que, no momento da dobra, a marca fique para frente e os dados para trás. Ela é costurada na lateral da sua peça da maneira como está na foto abaixo.

etiqueta horizontal bandeirinha

Modelo 2: Etiqueta Bandeirinha Vertical – Este modelinho é um quadrado de 3,5×3,5cm. As informações são colocadas no centro, seguindo o exemplo da foto abaixo. Ela é costurada na lateral da sua peça e ficará na vertical. É o modelinho de que eu mais gosto.

etiqueta vertical bandeirinha

Modelo 3: Etiqueta de aplicação direta na peça – Este modelinho é um retângulo de 5,0×1,6cm. As informações são centralizadas, seguindo o exemplo da foto abaixo. Ela é costurada direto na peça, em ponto reto, nas 4 extremidades da etiqueta.

04-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-003

Com os modelos já prontos no programa do computador, você irá copiando várias etiquetas, uma abaixo da outra, até completar todo o conteúdo de uma folha A4 (tamanho folha sulfite padrão), deixando o arquivo pronto para impressão.

 etiquetas

Neste momento, você colocará a folha do papel transfer na impressora, de forma que a impressão seja feita na parte em branco e não na parte quadriculada do papel.

impressora

Importante: Quando você solicitar a impressão do documento, abrirá uma caixa de diálogo (como a da foto abaixo). Selecione a opção ESPELHAR e clique em imprimir.

1-DSC00676

A impressão ficará espelhada na folha transfer da seguinte forma:

08-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-004Prontinho!!! Agora, vamos preparar, com todo o carinho, o tecido 100% algodão branco liso. Passe bem, com o ferro quente, para tirar todo o amassado e vincos do paninho. Desligue a opção VAPOR do seu ferro de passar.

09-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-005

Posicione a folha do papel transfer sobre o tecido.

prontas

Com o ferro de passar bem quente (e com o vapor desligado), comece a passar o papel sobre o tecido. Procure não ficar muito tempo com o ferro parado na mesma posição (para evitar queimar ou amarelar).

prota2

Continue passando até que você perceba que a impressão já foi transferida para o tecido.

Dica: Espere esfriar um pouco e descole, de uma só vez, o papel do tecido. Neste momento, toda a impressão espelhada do transfer estará no algodão e suas etiquetas …. perfeitas!!!

1111

 Com uma tesoura, corte, uma a uma, suas etiquetas.

2222

Da mesma forma, você pode transferir para o tecido qualquer imagem, nome ou logo (de um trabalho que você esteja desenvolvendo). Veja esta bolsa que também foi feita com aplicação do papel transfer sobre o tecido 100% algodão branco.

bolsa aplicação logo círculo

É isso aí pessoal….
Essa é a minha sugestão de hoje e, caso nas primeiras vezes não dê certo, procurem tentar mais e mais… até vocês criarem intimidade com a temperatura do ferro sobre o transfer.
Com a prática e com o tempo, vocês com certeza estarão fazendo suas próprias etiquetas.

Beijo grande,
Até a próxima
Paula Piai