Como fazer etiquetas artesanais em casa

Olá pessoas criativas, tudo bem?

Hoje, gostaria de compartilhar com todas vocês, “tim tim por tim tim”, como eu faço as minhas etiquetas artesanais em tecido 100% algodão com papel transfer.

Sem título

Confesso que, no início, queimei muitos tecidos (rsrsrs). Mas, atualmente, depois de muitos testes, tenho feito com tranquilidade minhas próprias etiquetas. E recomendo: vale a pena tentar!

1-Pictures5

Explicarei, por meio de um tutorial bem simples e por fotos ilustrativas, como vocês podem fazer aí, no conforto de suas casas, suas próprias etiquetas e costurá-las em seus produtos.

A etiqueta da sua marca, costurada em sua peça, é algo que, certamente, agregará muito mais valor ao seu produto. Invista nesta ideia!

Vamos começar?

Materiais:

- tecido 100% algodão branco liso;
- 1 a 2 folhas de papel transfer para tecidos claros (Encontra-se em papelarias grandes e em lojas de materiais para escritórios);
- impressora (pode ser jato de tinta);
- tesoura;
- ferro de passar;

transfer

É importante utilizar o programa do computador que você tenha mais afinidade para criar o seu modelo. Pode ser no Word (editor de textos) ou no PowerPoint. Eu estou acostumada a trabalhar no Corel Draw.

01-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER

Normalmente, faço 3 modelinhos, pois dependendo das características e do tamanho da peça, aplico e costuro a que melhor se adequar.

Modelo 1: Etiqueta Bandeirinha Horizontal – Este modelinho tem 7,0cm de comprimento por 1,5 cm de altura. Os desenhos são colocados no centro, de forma que, no momento da dobra, a marca fique para frente e os dados para trás. Ela é costurada na lateral da sua peça da maneira como está na foto abaixo.

etiqueta horizontal bandeirinha

Modelo 2: Etiqueta Bandeirinha Vertical – Este modelinho é um quadrado de 3,5×3,5cm. As informações são colocadas no centro, seguindo o exemplo da foto abaixo. Ela é costurada na lateral da sua peça e ficará na vertical. É o modelinho de que eu mais gosto.

etiqueta vertical bandeirinha

Modelo 3: Etiqueta de aplicação direta na peça – Este modelinho é um retângulo de 5,0×1,6cm. As informações são centralizadas, seguindo o exemplo da foto abaixo. Ela é costurada direto na peça, em ponto reto, nas 4 extremidades da etiqueta.

04-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-003

Com os modelos já prontos no programa do computador, você irá copiando várias etiquetas, uma abaixo da outra, até completar todo o conteúdo de uma folha A4 (tamanho folha sulfite padrão), deixando o arquivo pronto para impressão.

 etiquetas

Neste momento, você colocará a folha do papel transfer na impressora, de forma que a impressão seja feita na parte em branco e não na parte quadriculada do papel.

impressora

Importante: Quando você solicitar a impressão do documento, abrirá uma caixa de diálogo (como a da foto abaixo). Selecione a opção ESPELHAR e clique em imprimir.

1-DSC00676

A impressão ficará espelhada na folha transfer da seguinte forma:

08-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-004Prontinho!!! Agora, vamos preparar, com todo o carinho, o tecido 100% algodão branco liso. Passe bem, com o ferro quente, para tirar todo o amassado e vincos do paninho. Desligue a opção VAPOR do seu ferro de passar.

09-ETIQUETAS TRANSFER COMO FAZER-005

Posicione a folha do papel transfer sobre o tecido.

prontas

Com o ferro de passar bem quente (e com o vapor desligado), comece a passar o papel sobre o tecido. Procure não ficar muito tempo com o ferro parado na mesma posição (para evitar queimar ou amarelar).

prota2

Continue passando até que você perceba que a impressão já foi transferida para o tecido.

Dica: Espere esfriar um pouco e descole, de uma só vez, o papel do tecido. Neste momento, toda a impressão espelhada do transfer estará no algodão e suas etiquetas …. perfeitas!!!

1111

 Com uma tesoura, corte, uma a uma, suas etiquetas.

2222

Da mesma forma, você pode transferir para o tecido qualquer imagem, nome ou logo (de um trabalho que você esteja desenvolvendo). Veja esta bolsa que também foi feita com aplicação do papel transfer sobre o tecido 100% algodão branco.

bolsa aplicação logo círculo

É isso aí pessoal….
Essa é a minha sugestão de hoje e, caso nas primeiras vezes não dê certo, procurem tentar mais e mais… até vocês criarem intimidade com a temperatura do ferro sobre o transfer.
Com a prática e com o tempo, vocês com certeza estarão fazendo suas próprias etiquetas.

Beijo grande,
Até a próxima
Paula Piai

97 pensamentos em “Como fazer etiquetas artesanais em casa

  1. Será que dá pra fazer em cetim também? E também fiquei com a mesma dúvida da colega acima quanto ao teciso/etiqueta desficar… tem alguma dica?
    bjs e obrigada!

  2. amo seu trabalho,sou louca por artesanato!O que mais admiro em vc éa sua capacidade compartilhar e isso é um dom que vem de Deus ,espero que sua vida seja ricamente abençoada pois vc é uma das pessoa que não passam desapercebidas pela vida!!!xeruuuuuuu!!!

    • Adorei essa dica, nem imaginava como fazer…. Mas não desfia a etiqueta ou sai o desenho quando lava a peça?

  3. Sensacional!!!
    Muito obrigada.
    Para quem está começando e trabalha com artesanato, nem tudo podemos fazer da forma “tradicional” ou “industrial” – mandando fazer em imensas quantidades e tendo que desembolsar um valor alto em apenas um item do todo que completa nossa produção.
    Poder resolver estes pequenos detalhes que valorizam e muito nosso produto é mágico.
    Obrigada por compartilhar.

    Slds

    Daniela

  4. Boa Tarde !! Otima idéia , mas como meu tempo é corrido,gostaria de saber quem pode confeccionar etiquetas pra mim? rsrsrs…
    Pagamento a combinar.
    Obrigada

  5. Adore a dica, sempre quis aplicar minha etiquetas em meus trabalhos, agora sei como fazê-las. agradeço a dica.

  6. oi…amei…por favor tira uma dúvida,vc lavou alguma peça sua e a etiqueta não desbotou?
    obrigada bjs

  7. Nossa…adorei…muito obrigada….sabia do papel, mas tinha muitas duvidas de como fazê-lo….Agora mão a obra…tentando……kkk…Bjkas

  8. Boa tarde!

    gostei muito,gostaria de saber se a impressora é próprio para tecido ou é comum mesmo para papel?

    obrigada.

  9. Nossaaa!!! Gostei muito dessa dica, era que estava precisando…Ideia de gênio, sensacional!!. Obrigada por compartilhar conosco. Abraços
    Simone Rio Claro Sp

  10. Olá! Já conhecia esse método.
    Agora com a chegada do papel termocolante, fiz as minha da seguinte forma: É o papel que cola dos dois lados. Então peguei o tecido de algodão cru, porque queria a etiqueta bege, colei o papel no tecido recortei no tamanho de uma folha A4, estiquei muito bem. Depois coloquei na bandeja da impressora e imprimir. Depois recortei todas as etiquetas, e para colocar no trabalho é só passar, não desgruda nem desfia. O papel é especial, e aquele para patchcolagem que não precisa passar costura.
    Fica aqui mais essa dica.
    Um abraço.

    • Então vc imprimiu no tecido direto é isso?
      e com impressora jato de tinta comum?
      Que termocolante é esse que não precisa passar costura? eu sempre caseio meus apliques…. fiquei confusa agora…rs.

  11. Amei ficou muito bom vou fazer porque as minhas eu engomo o tecido e coloco na impressora fica bom. Mas assim poupa trabalho rsrsrsrsrs. Obrigada por compartilhar Abraços

  12. Acho muito legal, você ensinar suas técnicas.como,disse Cora Coralina “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.muita paz!!

  13. Obrigado por compartilha o seu conhecimento sobre etiquetas,estava precisando mesmo pois aqui não minha cidade não tem nenhuma empresa especializada neste tipo de etiqueta

  14. Dica fantástica! Compartilhar saber não tem preço!

    Só fico lamentando que você não responde às perguntinhas para tirar nossas pequenas dúvidas. :(
    Sei que pra todo mundo falta tempo, e isso de forma alguma tira o mérito do seu trabalho e a grandeza do seu coração. Deus continue lhe iluminando e lhe cobrindo de bênçãos.

  15. Achei o maximo essa ideia de fazer sua propria etiqueta, com certeza dara um charme a mais no nosso trabalho, ja sei ate como sera minha etiqueta !!!!! Obrigadissima por compartilhar essa ideia !!!!!!

  16. Amei esse jeito de fazer etiquetas. Mas não sei como fazer.
    Por quanto voce faz?
    Um abraço Neuza

  17. ADOREI a idéia e vou testar, é muito importante este detalhe em nossos trabalho.que DEUS TE ABENÇOE….

    • Adorei,amei, tudo de bom, obrigada pela sua generosidade em dividir, Deus abençoe
      seu talento

  18. Gente! vc foi fantástica!!! Que Deus te ilumine sempre por compartilhar conosco a sua criatividade!! Vou tentar fazer e depois participarei contigo os resultados…. Obg

  19. Muito legal sua ideia e também agradeço por repassar seu conhecimento.
    Minha duvida é igual algumas anteriores…
    Desbota bom lavagem e as laterais não desfiam? Ou você passa uma costura nos cantos?
    Obrigada!

  20. AMEI A DICA, POIS CONFECCIONO BOLSAS, PANOS DE PRATOS E OUTROS ARTESANATOS E QUERO MUITO COLOCAR MINHA MARCA. OBRIGADA LINDA E QUE DEUS TE ABENÇOE.

  21. nao teria como vc fazer um video sobre a etiqueta eu nao sei meche muito nessa parte de computador,eu queria fazer as minhas ,eu adorei a sua ideia muito boa parabens e um bom natal ,obrigado

  22. Parabéns pela iniciativa de ajudar pessoas que talvez não possam fazer suas etiquetas, fico muito feliz por saber que existem pessoas como vc, que não tem o egoismo de guardar as coisas que aprendem só pra si. Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos sempre. Feliz 2014.

  23. Muito dez gostei vou tentar fazer , sou artesão iniciante e queria colocar minha marquinha e não sabia como muito obrigada e que Deus te abençoe

  24. Amei sua idéia irei copiar. Existe pessoas muito boa como vc que gosta de passar o que sabe para outras pessoas, muito obrigada pela dica. Que Deus te abençoe grandemente!!!

  25. Obrigadaaaaaa, me ajudou a resolver o meu maior problema, poi, faço bordados a mão livre e “tinha” de fazer minhas etiquetas uma por uma.
    Aff… agora huhuuuuuuuuuu me aguardem as encomendas !!! ficarão muito mais lindinhas.

  26. Muito obrigada por partilhar. As dicas são excelentes e vc explica mto bem.
    Vou me aventurar e depois de te falo.
    Bjos

  27. Olá, quero agradecer por esse post, rs..
    Estou a meses querendo aprender a fazer as estiquetas pro uniforme do meu filho.
    Obrigada!!! E Parabéns pelo blog estou adorando!

    • Oi Bruna! Conversamos com a Paula e ela nos disse que esta é uma etiqueta artesanal, ou seja, não é apropriada para peças que lavam muito como panos de prato, por exemplo, mas ela não desbota com facilidade se a peça for uma bolsa, um estojo… Algo que não seja tão lavado. Esperamos ter ajudado!

  28. Olá! Muito legal a sua postagem! Gostaria só de dar uma dica. Vi que você escreveu que a impressora pode ser jato de tinta, mas na verdade tem que ser jato de tinta. Já tentei imprimir o papel transfer na impressora laser, só que quando você lava, pelo fato do toner ser em pó, a etiqueta desbota.

    Sucesso!

    Bjo

    Jaque

  29. Bom dia gostaria de saber se essas etiquetas podem ser molhadas, pq pretendo colocar em panos de pratos.Amei a ideia. Obg.

    • Oi Maria! Conversamos com a Paula e ela nos disse que esta é uma etiqueta artesanal, ou seja, não é apropriada para peças que lavam muito como panos de prato, por exemplo, mas ela não desbota com facilidade se a peça for uma bolsa, um estojo… Algo que não seja tão lavado. Esperamos ter ajudado!

  30. Muito obrigado pela explicação, adorei, pois preciso fazer minhas etiquetas e agora não poderia pagar. Entrei no seu site e aprendi, farei o mais rápido possível. Muitos beijos e agradecida de coração.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>