Desbloqueio criativo: 8 sites que ajudam na criação dos desenhos para bordado

Depois de conhecer o trabalho de artistas primorosas pelo Instagram, é comum fazer comparações entre o trabalho que nos inspira e o nosso bordado. Prestamos atenção na execução dos pontos, na escolha de linhas, tecido, cores… Esse, aliás, é um ótimo exercício para aprimorar a técnica e melhorar sempre! Mas, o que dizer em relação aos desenhos no bordado livre? Muita gente ama bordar, mas pode passar por um bloqueio criativo quando o assunto é desenhar ou criar uma ilustração a partir de muitas referências.
Pensando nisso, esse post traz dicas de sites e canais que ajudam a criar ou adaptar um desenho para o bordado, além de bancos de imagens e aulas para quem quer aprender a desenhar. Não deixe de contar para a gente nos comentários a sua forma pessoal para transformar o desenho em mais uma habilidade, assim aprendemos juntas(os)!

– Para baixar ilustrações e temas de bordado

1. Creative Market 
Essa plataforma em inglês é focada no trabalho criativo de ilustradores, designers e freelancers ao redor do mundo. É possível selecionar e comprar artes de uma infinidade de autores diferentes, mas a nossa dica é que toda segunda-feira o site libera itens gratuitos como ilustrações em vetor, logotipos, fontes e layouts para site. Basta se cadastrar e ficar atenta(o) aos emails toda segunda e depois baixar seus temas preferidos no computador.

Creative_Market

 

2. Vector4Free 
Como o nome já sugere, esse site reúne um acervo com ilustrações e desenhos que você pode escolher, baixar e usar de graça, sem infringir direitos autorais e sem se preocupar em desenhar a mão. Todas as imagens são gratuitas para uso pessoal e, apesar do site estar em inglês, a navegação visual facilita a escolha dos desenhos.

Vector4free

 

3. FreeVectors.net 
Essa comunidade de designers e ilustradores compartilha milhares de desenhos em vetor. Todos podem ser baixados gratuitamente para uso pessoal – e muitos também funcionam dessa forma para uso comercial. O site está em inglês e tem fácil acesso.

FreeVectors

 

– Para buscar referências e desenhar a partir delas

4. Pinterest 
O Pinterest é simplesmente o paraíso das imagens! O site funciona como um catálogo de imagens virtual, e dá para passar dias pesquisando referências de ilustração, arte, bordado e artesanato. Você pode reunir diversas referências para um desenho em uma pasta e depois criar a sua própria versão a partir delas. É gratuito e tem versão em português.

Pinterest

 

5. Behance 
Essa plataforma funciona como um portifólio para designers, ilustradores, e artistas visuais ao redor do mundo, e justamente por isso é ótima para se inspirar e pesquisar por estilos variados de ilustração. O acesso é gratuito e o site está em inglês, mas também é possível passar horas admirando o trabalho criativo de muita gente!

Behance

 

6. Google Images
Que tal pesquisar referências usando o Google? Ele é um ótimo aliado para buscar inspiração e conhecer diferentes estilos de desenho sobre um mesmo tema. Pesquisando por ‘tulipas’ por exemplo, você pode se deparar com várias técnicas de ilustração que pode aplicar ao bordado livre! A pesquisa é gratuita, mas vale lembrar que a ideia não é simplesmente copiar uma ilustração de outro autor que está disponível na internet, ok?

Google Images

 

– Para aprender a desenhar

7. Desenho Online 
Para quem quer dar um passo a mais para criar ou melhorar os desenhos, esse site brasileiro é uma boa opção por reunir dicas e aulas que vão desde o nível básico ao avançado. São mais de 40 aulas gratuitas e bem didáticas.

8. Cantinho dos Arteiros 
Nesse canal do Youtube, a ilustradora brasileira Daiana Oliveira apresenta de aulas gratuitas e uma série de dicas para ‘destravar’ a habilidade de desenhar de qualquer pessoa. As aulas são especialmente úteis para quem está começando no mundo do desenho e quer fazer reproduções, como retratos de pessoas e personagens , temas que são frequentes no bordado livre.