Dica: arremate invisível em crochê!

Olá!

Caprichamos tanto na execução das peças e então o arremate fica aparecendo… Isso sempre me incomodava, até que um dia vi uma amiga fazendo este tipo de arremate em uma peça de tricô. A ficha caiu na hora, percebi que eu poderia usar esta mesma técnica em crochê.

Em trabalhos de crochê em que trabalhamos em círculos, geralmente o arremate é feito com um ponto baixo ou um ponto baixíssimo na terceira das três correntes que fazemos para iniciar cada carreira. Com o arremate invisível, as correntes que aparecem no topo de cada carreira ficam contínuas, fazendo com que, no caso de ser a última carreira, uma bainha, por exemplo, o arremate não apareça. Já se você estiver trabalhando com cores diferentes, em trabalhos circulares (como os olhos das corujas em crochê, por exemplo), o local da troca das cores não aparece. Esses são pequenos detalhes que valorizam e diferenciam o nosso trabalho.

Vamos ver então como se faz?! Fiz um círculo, para que possam visualizar melhor.

1) Chegamos ao último ponto…

Imagem 001

2) Corte o fio (deixe fio suficiente para o arremate, uns 5 cm) e puxe-o por dentro do ponto.

Imagem 002

3) Coloque o fio numa agulha…

Imagem 004

4) …e passe a agulha por baixo da terceira das três correntes do início da carreira.

Imagem 005

5) Consegue ver na foto acima a corrente onde o fio passa pelo meio? Então agora passe a agulha com fio por dentro desta corrente.

Imagem 006

6) Olha só como ficou! Quase nem dá prá perceber onde começa e onde termina a carreira. As correntes do topo ficam contínuas.

Imagem 007

7) Agora é só esconder o fio de sobra no avesso do trabalho.

Imagem 008

8) Abaixo, fiz uma carreira de pontos baixos e arrematei da mesma forma!

Imagem 009

É isso! Espero que seja útil e que vocês possam utilizar em seus trabalhos. Qualquer dúvida, entrem em contato!

Beijokas da Iza :***