Porta Panetone (ou cestinho de Natal)

Ei, meu povo!
Como vão os preparativos pra época mais linda do ano? Já fizeram seus presentes handmade? Já escreveram seus cartões de Natal e encheram de amor cada canto da casa com a decoração mais fofa?
E se eu disser que trago mais uma fofura natalina?
Pois bem, eu sou a empolgadona do Natal e, diante das estampas maravilhosas de Natal da Círculo (se você ainda não viu todas corre pra ver), não pude deixar de pensar numa peça prática, linda e super rápida de fazer.
E assim eu cheguei nesse cestinho, que eu já faço muito por aqui em estampas diversas, que pode servir tanto como porta panetone como um cestinho de pão ou porta-qualquer-outra-coisa-que-você-quiser.
Bora pro PAP, que é daquele jeito que eu gosto: sem frescura!

Vamos precisar de:
° 2 cortes de tecido estampado pra parte externa medindo 35x30cm cada (altura x largura)
° 2 cortes de tecido estampado pra parte interna medindo 35x30cm cada (altura x largura)
° 2 cortes de manta acrílica R2 100 ou outra de sua preferência que tenham aproximadamente 38x33cm cada
° Tesoura de uso geral, base de corte, cortador circular e régua para patchwork, caneta removível e alfinete para patchwork, tudo da Círculo, é claro!

0

Escolhi estas estampas: a vermelha pra parte interna e a de Noel pra parte externa.

1

Vamos posicionar o tecido de fora sobre a manta e passar bem com ferro à vapor pra fixar e logo após é só passar um ziguezague bem na beiradinha do tecido, só pra garantir que não vai soltar até a finalização do processo. Refile as sobras de manta usando o cortador circular. Apenas a manta, hein! Pra isso a régua e o cortador auxiliam na perfeição do corte. #ficaadica

2

Vamos unir a parte externa e a interna pela parte de cima da estampa principal, passando uma costura reta com um pé de máquina. Utilize os alfinetes para patchwork da Círculo para auxiliar na hora da costura.

3

Depois de feita a costura, vai ficar assim. Repita esse processo com a outra parte.

4

Vamos unir as duas partes que vão compor o corpo do cestinho, observando que a costura feita no passo anterior deve ficar alinhada, como na foto. Alfinete toda a extensão.

5

Na parte de baixo do forro vamos marcar um espaço de aproximadamente 3 dedos usando a caneta removível da Círculo. Neste pedaço não vamos passar costura, pois é por aí que vamos desvirar tudo depois.

6

Olha a abertura que fica: o suficiente pra colocarmos a mão pra auxiliar na hora de desvirar.

7

Depois de passar uma costura reta em toda a volta da peça (exceto onde marcamos com a caneta), vamos fazer o acabamento caixinha de leite, que nada mais é que riscar e cortar um quadrado na base de cada parte do cestinho. Esse quadrado vai permitir que a largura da base do cesto seja suficiente pra permitir o encaixe do panetone e também pra que ele fique de pé sozinho. Aqui eu fiz um quadrado medindo 6x6cm, a partir da marca da costura.

8

Depois é só unir as quinas do quadrado e passar uma costura reta com um pé de máquina. Faça isso nos 4 cantos do cestinho: 2 na parte externa e 2 no forro.

9

Desvire a peça pela abertura deixada no forro e feche a abertura com uma costura reta ou com ponto invisível. Ajeite tudo, colocando o forro dentro do cestinho e passe bem com o ferro à vapor pra assentar tudo.

10

Passe uma costura reta na boca do cestinho, pra garantir que o acabamento fique bom e que fique cada tecido no seu lugar, sem invadir o espaço do outro.

11

 

Depois é só dobrar pra fora, fazendo com que um pedaço do forro fique aparecendo do lado de fora, pra dar um charme a mais. Não ficou lindo?

Agora é só aproveitar a infinidade de estampas lindas que a Círculo te oferece e fazer muitos cestinho como este.
Como eu disse lá no comecinho, eles podem servir tanto pra colocar o panetone e presentar alguém no Natal, como pra decorar a sua casa, servindo até mesmo de cestinho de pão ou frutas… e você pode fazer em tamanhos e estampas diversos!
Use a imaginação e o amor e capriche nos presentes feitos à mão nesse Natal!
Com certeza, quem receber esse mimo vai ficar bem feliz!

Com afeto,

Bruna Damazo
Instagram: @brunadamazo
Facebook: @brunadamazoartesanatoafetivo
E-mail: brunadamazo@gmail.com