Transforme seu atelier num cantinho inspirador: dicas de organização

Bom dia galera criativa!

O nosso ateliê é o lugar onde permanecemos a maior parte dos nossos dias (para não dizer “o tempo todo – 24 horas ligadas”, rsrsrs). É o local onde procuramos inspirações para criar os vários tipos de arte e colocamos toda a criatividade para funcionar a mil por hora.

Devemos, portanto, fazer do nosso cantinho um lindo estúdio criativo aconchegante, alegre, confortável e acolhedor. Pois, um ambiente bem organizado e decorado fará nosso trabalho render muito mais, já que não perderemos todo aquele tempo procurando materiais guardados incorretamente. Quem aqui já não ficou “horas” em busca de algo a ponto de desanimar e deixar de produzir uma peça?

Apresentarei hoje dicas para melhorar a organização, a decoração e o astral de seu ateliê. Colecionei algumas sugestões, com ilustrações e fotos retiradas da net, para auxiliar na transformação do nosso espaço. São várias as formas de se organizar um mesmo item. Optem pela aquela que estiver mais fácil e mais viável financeiramente de se reproduzir aí no seu cantinho.

Não aconselho arrumar tudo num mesmo dia: você irá cansar e desistir (como já aconteceu comigo várias vezes, rsrsr!!). Separe de 20 a 30 minutinhos por dia e escolha um item por vez para organizar. No final de um mês, você terá tudo em ordem e no lugar certo.

Foi-se o tempo em que se falava: “bagunça é sinônimo de muito trabalho”. Vamos deixar essa frase no passado. Podemos ter muito trabalho e mais tempo, se estivermos bem organizadas. Eu sei que é muito difícil e não é uma tarefa fácil, pois também sofro e passo por isso. Que tal começarmos juntas?

1- Delimite o seu local de trabalho: Alguns o chamam de “quartinho da bagunça”, “quartolier”, “cantinho das quinquilharias”, “cômodo das tralhas e miudezas”… e assim vai, rsrs!!! Isso porque, normalmente, está localizado no menor espaço da casa, o que dificulta a organização.

É essencial que você delimite (com uma placa na porta) que aquele espaço é o seu local de trabalho – É O SEU HOME OFFICE. Sugiro colocarmos um nome especial no nosso espaço: craft room, craft studio, estúdio criativo ou ateliê. Dessa forma, estaremos encarando-o de maneira séria e profissional, esteja ele dentro de casa ou não, fazendo inclusive com que os familiares e clientes assim o encarem também, respeitando seu horário de trabalho, sua agenda de encomendas e, principalmente, demonstrando que aquele espaço físico é o seu delicioso “job”.

1-Atualizados recentemente71-001Veja que delícia de ambiente ilustrado nesta foto. Um local convidativo e acolhedor, não é?

2- Invista na decoração. Um local cheio de mimos, com paredes pintadas e quadros inspiradores é tão aconchegante a ponto de influenciar positivamente o nosso bem estar, a nossa paz de espírito, melhorando o humor e, principalmente, estimulando a criatividade.

Primeiro, vamos fazer uma faxina geral e dispensar tudo aquilo que não utilizaremos: colas acabadas, aviamentos quebrados, recibos e papéis que não servem mais, etc…
Passada essa etapa, chegamos ao momento de criar lindas peças decorativas, utilizando-se da reciclagem de latas, vidros e papéis. Coloque toda a sua personalidade na decoração do seu craft room. Vejam alguns exemplos:

1-Atualizados recentemente67Recicle potes de vidros transparentes. Armazene botões coloridos. Ficam lindos na prateleira e decoram seu ateliê. Os vidrinhos de “Papinha de Nenê” são colocados na parte debaixo da uma prateleira (coladas com super bond).

1-Atualizados recentemente68

Recicle latas de alumínio. Forre com tecidos ou pinte com tintas coloridas. Podem ser utilizados sobre a mesa ou parafusados na parede.
Etiquetar caixas organizando suas revistas, moldes e livros (foto acima esquerda).

1-Atualizados recentemente64-001

Utilizar caixotes de feiras na decoração. Funcionam como nichos criativos e embelezam o ateliê.

1-Atualizados recentemente62-001

Um painel vertical de MDF ou eucatex perfurado, com ganchos para pendurar acessórios de costura, economizam espaço e decoram o ambiente.

3- Tenha um quadro de avisos: faça um quadro contendo as principais informações das encomendas da semana ou do mês (sem dispensar, é claro, o uso de sua agenda de pedidos). Amei essas três opções, vejam:

1-Atualizados recentemente65

4- Organização por Cores: Separe os seus tecidos , por cores, dobre-os com todo carinho, colocando-os numa prateleira, gaveta ou caixa. Faça o mesmo com suas linhas e fitas de cetim. Fica maravilhoso!!!! Vejam:

1-Atualizados recentemente70

Várias opções para organizar suas fitas:

1-Atualizados recentemente66

1-Atualizados recentemente69

5- Iluminação: Uma boa iluminação no seu ambiente de trabalho auxiliará ainda mais a produção, principalmente no momento do acabamento de pequenos detalhes em suas peças. Caso não tenha muita luz natural, opte por luminárias.

1-Atualizados recentemente63

6- Etiquetas: preparei 4 arquivos em JPG contendo etiquetas prontas para você baixar, imprimir em folha adesivada (de preferência, numa gráfica de sua escolha) e começar a organização de suas caixas e potes. Divirtam-se!

Para baixar as etiquetas, clique abaixo:

Etiquetas 1
Etiquetas 2
Etiquetas 3
Etiquetas 4

Para completar todo este novo clima inspirador de seu craft room, sugiro trabalhar com trilha sonora (se você gosta, é claro!). Uma boa música acalma, estimula e alimenta nossa criatividade. Compartilho com vocês minhas duas primeiras playlists. Clique na imagem abaixo e solte a voz.

PLAYLIST 1playlist 2

É isso aí! Resumindo numa dica: crie o hábito da organização e melhore o astral do ambiente do seu craft room. Dessa forma, a nossa produção irá crescer de maneira mais eficiente, profissional e menos estressante.

Beijos criativos, e até a próxima!
Paula Piai